Curso de extensão: Imperialismo, fase superior do capitalismo


lenin

A Revista Amplitudes, do Departamento Multidisciplinar da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/Unifesp), promove entre os dias 3 e 31 de outubro deste ano o curso de extensão “Imperialismo, fase superior do capitalismo – 100 anos da obra. As aulas, sempre às segundas-feiras, das 14h às 18h, serão realizadas no auditório do Campus Osasco: Rua Angélica, 100, Jardim das Flores, piso térreo.

O panfleto, publicado em 1916 por Lênin, é uma reflexão sobre a conjuntura do capitalismo na época em que se desenrolava a “Grande Guerra”, com a construção da hegemonia do capital financeiro nas nações onde algumas décadas antes (EUA, Inglaterra e França) havia hegemonia do capital produtivo. Adicionalmente, a revolução russa acenava seus passos que seriam dados em fevereiro, com a derrubada do czarismo e a ascensão menchevique, e a insurreição bolchevique de outubro de 1917. No livro o autor traz o conceito de imperialismo, o qual permeou diversos movimentos políticos no século que se passou à sua publicação e vem sendo resgatado no debate político internacional após a crise financeira de 2008 e as tentativas de sua superação salvando o capital fictício e produtor de juros.

O curso é GRATUITO e se propõe a analisar esta obra, pertinências e fragilidades, seus desdobramentos e a atualidade das propostas do autor.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

 

PROGRAMAÇÃO

3/10

O autor e a obra: Lênin, seus escritos e a importância de “Imperialismo, fase superior do capitalismo”

Prof. Dr. Murilo Leal Pereira Neto, Departamento Multidisciplinar

 

10/10

O conceito de imperialismo a partir da obra de Lênin, as adesões e as críticas

Prof. Dr. Antonio Roberto Espinosa, Departamento de Relações Internacionais

 

17/10

Economia política e imperialismo

Prof. Dr. Alberto Handfas, Departamento de Ciências Econômicas

 

24/10

Imperialismo e história das relações internacionais

Prof. Dr. Rodrigo Medina Zagni, Departamento de Relações Internacionais

 

31/10

Contradições e atualidade do pensamento leninista sobre o imperialismo 100 anos depois

Prof. Dr. Fabio Venturini, Departamento Multidisciplinar

Anúncios