Corpo Editorial

Cláudia Moraes de Souza

Historiadora. Professora Doutora Adjunto da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo na EPPEN – Escola Paulista de Politica , Economia e Negócios. Professora da Pós Graduação Interdisciplinar “Humanidades, Direitos e outras Legitimidades” da FFLCH da USP. Pesquisadora do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP . Bacharel e Licenciada em História pela USP em 1991. Mestre e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo em 1999/ 2007 respectivamente. Autora do livro “Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo” da Editora Loyola e de ” Pelas Ondas do Rádio : Camponeses, Cultura Popular e o rádio nos anos de 1960″ da Editora Alameda . Tem experiência em pesquisa em temas que se interseccionam aos Estudos Culturais e a linha de pesquisa Relações Estado e Sociedade, abrangendo a temática dos movimentos sociais , resistências culturais e políticas sociais.

Currículo Lattes


Daniel Monteiro Huertas

Autor do livro Da fachada atlântica à imensidão amazônica: fronteira agrícola e integração territorial (Annablume, 2009), exerce o cargo de professor adjunto do Eixo Comum na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Osasco. É doutor e mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação em geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo.

Currículo Lattes


Fabio Cesar Venturini

Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014), mestrado em História na mesma instituição (2008). Especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP (2005) e em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu (1998). Atualmente professor-adjunto em Formação Científica no Departamento Multidisciplinar da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/Unifesp), instituição onde também é membro do Laboratório de Estudos Interdisciplinares de Análises da Sociedade (Leia). Áreas de atuação: História Contemporânea/Brasil e Contemporâneo; Economia Política; Estado, Democracia e Ciclos Ditatoriais; Teorias do Conhecimento, Cultura e Ideologia.

Currículo Lattes


Marcello Simão Branco

É mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Sociais também pela USP em 1994 e em Comunicação Social: Jornalismo, pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, em 1991. É professor adjunto de Ciência Política da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Osasco, desde 2011. Lecionou também na Universidade Paulista (UNIP), no curso de Relações Internacionais (2009-2011). O doutorado foi defendido em 2007, com uma tese sobre o perfil da democracia federativa brasileira, especialmente durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e o papel do Senado Federal durante o processo de ajuste fiscal da década de 1990. O mestrado foi concluído em 2002, com uma dissertação sobre as características das novas democracias da América Latina, a partir das transições dos regimes autoritários para os democráticos de meados dos anos 80 em diante. Na área do jornalismo, trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde (1994 a 1999). Atuou como editor, repórter e articulista, publicando revistas e livros,sobre política, literatura e cinema. As principais áreas de interesse como cientista político são o estudo de instituições e política comparada, federalismo, democracia, Brasil e América Latina.

Currículo Lattes


 

Murilo Leal Pereira Neto

Possui Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1993), Bacharelado em História pela Universidade São Paulo (1989), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em História pela Universidade São Paulo (2006). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), integrando o Eixo “Compreensão da Realidade Brasileira e as Relações Internacionais” no Campus de Osasco. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: esquerda, partidos, trotskismo, populismo e sindicato.

Currículo Lattes


 

Anúncios